Atendimento  

  • 41 3667 6000 Seg. a Sex. das 14:00 às 21:30

CPA

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela coordenação do processo de auto-avaliação institucional da Faculdade de Pinhais – FAPI. A avaliação interna realizada anualmente pela CPA faz parte de uma prerrogativa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, criado pela Lei Federal n. 10.861, de 14 de abril de 2004, tendo como objetivo servir de mais um instrumento de avaliação da educação superior realizada pelo Ministério da Educação. Existem outros mecanismos de avaliação definidos pelo SINAES como a avaliação externa, Enade, Avaliação dos Cursos de Graduação, como também se utiliza de informação através de censos e cadastros. Dessa forma, o MEC possui diferentes maneiras de perceber as condições gerais do ensino superior com a finalidade de conduzir suas políticas de educação voltadas para os cursos e as instituições do país.

Contudo, a FAPI entende a relevância das investigações realizadas pela CPA porque resultam em dados essenciais para o desenvolvimento de estratégicas as quais são conduzidas à Diretoria Geral para tornarem-se referenciais de melhoria e também de manutenção de questões que sejam realizadas com qualidade.

Assim, para que se tenha um conhecimento mais totalizante da FAPI, a CPA dirige e elabora os instrumentos de Avaliação Institucional a serem respondidos pelos acadêmicos, pelos professores e pelos funcionários com a finalidade de perceber questões acadêmicas pertinentes, de modo a manter e/ou indicar aspectos relevantes da vida universitária e que, portanto, interessam a todos os envolvidos e à comunidade local e regional.

Como principais funções atribuídas e desempenhadas pela CPA, em conformidade com o SINAES, a Comissão realiza uma série de atividades permanentes ao longo do ano, tais como:

  • o momento de sensibilização da comunidade acadêmica quanto à importância da participação;

  • realiza pesquisas de métodos e instrumentos diversificados de avaliação para o conhecimento específico da Faculdade de Pinhais e o respectivo   gerenciamento da sua aplicação;

  • sistematiza as informações coletadas;

  • divulga os resultados para os diversos setores interessados;

  • elabora um relatório geral que também contém, especificamente, os dados obtidos pela análise das 10 dimensões pesquisadas;

  • sugere e encaminha propostas de avanços aos setores responsáveis como a Diretoria Geral e o Consup (Conselho Superior);

  • organiza estratégias para realização das propostas encaminhadas, exerce o acompanhamento das mesmas e, por fim, promove divulgação como forma de retorno das propostas efetivadas.

Deste modo, a CPA cumpre a finalidade de promover o autoconhecimento institucional da FAPI como uma Faculdade preocupada em desenvolver educação superior com qualidade, que reflita em um desempenho acadêmico que ultrapasse o processo ensino/aprendizagem e promova resultados sociais positivos também para o município de Pinhais e região metropolitana de Curitiba.

Colégio FAPI - Ensino Médio

Formação para a vida !

O Ensino Médio desenvolve nos adolescentes a capacidade de continuar aprendendo e, portanto, promovendo sua autonomia, permitindo-lhes condições para fazer suas opções com mais consciência e responsabilidade, escolhendo progredir seus estudos.