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Pedagogia (EAD)

Sobre o curso

Cursos de EAD

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia na modalidade a distância da FAPI – Faculdade de Pinhais tem como principal objetivo formar o aluno para atuar como professor e/ou gestor na área educacional, capacitando-o para entender a realidade, criticá-la e transformá-la. O Curso de Pedagogia atende estudantes do município de Pinhais, da Região Metropolitana de Curitiba e dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Os alunos são egressos dos colégios de Ensino Médio dos referidos Estados e Municípios, bem como, professores que já atuam no Ensino Fundamental, Ensino Médio e de outras categorias que buscam no Ensino Superior a possibilidade de promoção na carreira funcional ou mudança de atividade profissional. Consta ainda desse grupo, empreendedores interessados na constituição de empresa própria na área educacional, principalmente no atendimento à educação infantil. Com base na tradição de debates educacionais sobre a formação contínua e permanente do docente, bem como a luz das novas diretrizes para o curso de Pedagogia, exigências inerentes da relação entre educação e o mundo do trabalho, formatou-se uma proposta pedagógica que qualificasse as alunas e os alunos para um exercício profissional competente, ético e comprometido com as mudanças necessárias à melhoria da sociedade atual. A estruturação que passaremos a apresentar objetiva possibilitar-lhes o acesso ao saber científico histórico, social e coletivamente construído que lhes permita o exercício profissional com base nos princípios acima elencados. Da mesma forma, atende ao pressuposto no Art. 6º das novas diretrizes, sendo assim dividido: Núcleo de estudos básicos – constituído pelo estudo dos fundamentos sociológicos, filosóficos, psicológicos, históricos, políticos e antropológicos da educação, assim como as questões relativas ao trabalho pedagógico e à gestão escolar, constituindo as disciplinas que tratam dos fundamentos e dos conhecimentos estruturais do curso. Compreende ainda o estudo das práticas didáticas, das teorias e metodologias educacionais, bem como, dos processos inerentes à organização do trabalho pedagógico; Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos – voltado aos estudos dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento dos processos educacionais e de gestão, bem como, à elaboração de material didático e propostas educacionais inovadoras. Núcleo de estudos integradores – que propiciará a vivência profissional por meio da realização de atividades relacionadas às práticas de estágio, bem como à iniciação científica, por meio da participação em cursos de extensão, seminários e congressos educacionais, além da participação em simpósios, oficinas e palestras educacionais. Concomitante à estruturação acima indicada, a partir das novas diretrizes, comporá também no rol das disciplinas elencadas na matriz curricular, aquelas que qualificarão os egressos para o exercício em classes especiais, nas de inclusão e de atuação em projetos de inclusão principalmente dos portadores de necessidades especiais.

O curso de Pedagogia tem por finalidade formar profissionais capacitados a atender um universo emergente, advindo dos anseios da sociedade contemporânea, quanto a aspectos inovadores que contribuam para uma visão clara e objetiva de um mundo em transformação. As inovações científico-tecnológicas serão privilegiadas de forma indissociável das questões humanas e sociais, sendo a Pesquisa fonte das reflexões que irão nortear as ações interventivas na educação para a construção democrática da sociedade. Para tal, nossos alunos terão ainda aulas em laboratórios de informática para o aprimoramento, a inserção no mercado de trabalho e para a globalização de seus estudos, Pesquisa e Extensão atingindo assim com os resultados destes, a comunidade como um todo.

Perfil do Egresso

 

O Curso de Pedagogia tem por objetivo formar profissionais nas várias áreas da ação educativa, social, empresarial e educacional, munidos de reflexão crítica e de visão transformadora. Forma o educador-professor-gestor com capacidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência. O pedagogo pode atuar em escolas, empresas e outras organizações.

Portarias

O Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância da FAPI foi autorizado como Normal Superior em 2005, pela Portaria Ministerial nº 1619 de 13 de maio de 2005. Por conta da aprovação das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores, a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, autoriza as instituições que assim desejarem, a transformar o Curso Normal Superior em Pedagogia, conforme Art. 11 da referida resolução. Em cumprimento a estas deliberações, a FAPI fez publicar no dia 05 de dezembro de 2006, no Diário Oficial da União, seção 3, nº 232, p. 176, o novo Projeto Pedagógico de Pedagogia na Modalidade a Distância.

Investimento

Curso  Mensalidade vigente a partir de 2018
 Pedagogia EaD  R$ 242,00

Edital

Edital 03/2014 – Processo Seletivo EAD – Coordenação

Abertura das inscrições e regras que regerão o processo seletivo para contratação da equipe que fará a gestão da Modalidade à Distância.

Clique para visualizar o Edital em sua íntegra (Edital 03/2014/DG)

 Ficha de Inscrição Coordenação (ref. Edital 03/2014/DG)

Edital 04/2014 – Processo Seletivo EAD – Tutoria

Abertura das inscrições e regras que regerão o processo seletivo para contratação da equipe que atuará como Tutores à Distância.

Clique para visualizar o Edital em sua íntegra (Edital 04/2014/DG)

 Ficha de Inscrição Tutoria (ref. Edital 04/2014/DG)

Comunicado

A FAPI – Faculdade de Pinhais, comunica que os agendamentos das entrevistas (2ª fase) do processo de seleção de Tutores na modalidade EAD foram transferidas para o final de agosto/2014.

Mais esclarecimentos, favor entrar em contato.

Direção Geral

Comunicados

 

Data de Disponibilização:13/3/2014
Tribunal: TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO – COORDENADORIA DA 5ª TURMA
Página: 01507
Publicação: DESPACHOS/DECISÕES
APELACAO CIVEL Nº 0023881-40.2011.4.01.3400/DF Processo na
Origem: 238814020114013400 RELATOR (A) : DESEMBARGADOR FEDERAL SOUZA PRUDENTE
APELANTE : CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PINHAIS
ADVOGADO : CESAR AUGUSTO MACEDO SEMENSATTI
APELANTE : UNIAO FEDERAL
PROCURADOR : ANA LUISA FIGUEIREDO DE CARVALHO
APELADO : OS MESMOS DECISAO
Trata-se de recurso de apelacao, com pedido de antecipacao da tutela recursal, interposto contra sentenca proferida pelo juizo da 22ª Vara Federal da Secao Judiciaria do Distrito Federal, que, nos autos da ajuizada pelo Centro de Ensino Superior de Pinhais contra Uniao Federal e outro, julgou procedente o pedido, para declarar “nulo o ato administrativo que recusou o recebimento do recurso administrativo do autor com o objetivo de apreciacao pelo Conselho Nacional de Educacao do recurso administrativo interposto pelo autor.” (fls. 294/301) Em suas razoes recursais, sustenta o Centro de Ensino Superior de Pinhais, em resumo, o desacerto da sentenca monocratica,tendo em vista que o referido decisum deveria manter o credenciamento EAD da instituicao ate que seja realizado novo processo administrativo de supervisao, inclusive com a possibilidade de saneamento de eventuais deficiencias caso necessario, razao por que requer seja concedido o pedido de antecipacao da tutela recursal, na especie dos autos (fls. 314/323). *** No caso em tela, vejo presente os pressupostos do art. 558 do CPC, a ensejar a concessao da almejada antecipacao da tutela recursal, em face do seu carater nitidamente preventivo e, por isso, compativel com a tutela cautelar da antecipacao de tutela recursal, manifestada nas letras e na inteligencia do referido dispositivo legal. Com efeito, conforme bem destacou o juizo monocratico, o recebimento, a analise, o indeferimento ou o deferimento de recurso administrativo interposto pela recorrente, na especie, nao fazem parte das atribuicoes do Sr. Secretario Executivo do CNE (art. 3º da Resolucao nº 02, de 16 de maio de 2011), afigurando-se, por conseguinte, nulo o ato administrativo praticado pela referida
autoridade, que indeferiu o recurso administrativo interposto pela apelante contra decisao que descredenciou os cursos por ela oferecidos. Em sendo assim, caracterizada a nulidade do aludido ato administrativo, impoe-se a necessidade de manter o credenciamento EAD da instituicao de ensino descrita nos autos, ate que seja feita, nos termos da legislacao de vigencia, a analise do recurso administrativo por ela interposto, garantindo-se, assim, a observancia da garantia constitucional do devido processo legal, devida a todos os litigantes, na esfera judicial ou administrativa (Constituicao Federal, art. 5º, LIV e LV). *** Com estas consideracoes, defiro o pedido de antecipacao da tutela recursal, para determinar a manutencao do credenciamento EAD da instituicao de ensino descrita nos autos, ate que seja feita, nos termos da legislacao de vigencia, a analise do recurso administrativo por ela interposto. Comunique-se, com urgencia, via FAX, ao Senhor Secretario Executivo do Conselho Nacional de Educacao, para fins de ciencia e cumprimento desta decisao. Publique-se. Intime-se. Brasilia-DF., em 10 de marco de 2014. Desembargador Federal SOUZA PRUDENTE Relator

Atenciosamente,

Fabiula Schmidt

Direção Geral

Faculdade de Pinhais – FAPI

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