Atendimento  

  • 41 3667 6000 Seg. a Sex. das 14:00 às 21:30

Pedagogia

Sobre o curso

Cursos de Graduação

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia da FAPI – Faculdade de Pinhais tem como principal objetivo formar o aluno para atuar como professor e/ou gestor naárea educacional, capacitando-o para entender a realidade , criticá-la e transformá-la.

O Curso de Pedagogia da FAPI atende estudantes dos municípios de Pinhais, Piraquara, Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, entre outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Tais alunos são egressosdos colégios de Ensino Médio dos referidos Estados e Municípios, bem como professores e professoras que já atuam tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, além de profissionais de outras categorias que buscam no Ensino Superior a possibilidade tanto de promoção na carreira funcional, quanto a mudança de atividade profissional. Consta ainda desse grupo, empreendedores interessados na constituição de empresa própria na área educacional, principalmente no atendimento à educação infantil.

Com base na tradição de debates educacionais sobre a formação contínua e permanente do docente, bem como a luz das novas diretrizes para o curso de Pedagogia, exigências inerentes da relação entre educação e o mundo do trabalho, formatou-se uma proposta pedagógica que qualificasse as alunas e os alunos para um exercício profissional competente, ético e comprometido com as mudanças necessárias à melhoria da sociedade atual. A estruturação que passaremos a apresentar objetiva possibilitar-lhes o acesso ao saber científico histórico, social e coletivamente construído que lhes permita o exercício profissional com base nos princípios acima elencados. Da mesma forma, atende ao pressuposto no Art. 6º das novas diretrizes, sendo assim dividido:

Núcleo de estudos básicos – constituído pelo estudo dos fundamentos sociológicos, filosóficos, psicológicos, históricos, políticos e antropológicos da educação, assim como as questões relativas ao trabalho pedagógico e à gestão escolar, constituindo as disciplinas que tratam dos fundamentos e dos conhecimentos estruturais do curso. Compreende ainda o estudo das práticas didáticas, das teorias e metodologias educacionais, bem como dos processos inerentes à organização do trabalho pedagógico;

Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos – voltado aos estudos dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento dos processos educacionais e gestoriais, bem como à elaboração de material didático e propostas educacionais inovadoras. Núcleo de estudos integradores – que propiciará a vivência profissional por meio da realização deatividades relacionadas às práticas de estágio, bem como à iniciação científica, por meio da participação em cursos de extensão, seminários e congressos educacionais, além da participação em simpósios, oficinas e palestras educacionais. Concomitante à estruturação acima indicada, a partir das novas diretrizes, comporá também no rol das disciplinaselencadas na matriz curricular, aquelas que qualificaram os egressos para o exercício tanto em classes especiais, quanto nas de inclusão, bem como a atuação em projetos de inclusão principalmente dos portadores de necessidades especiais. O curso de Pedagogia terá por finalidade formar profissionais capacitados a atender um universo emergente, advindo dos anseios da sociedade contemporânea, quanto a aspectos inovadores que contribuam para uma visão clara e objetiva de um mundo em transformação. O curso terá como fio condutor a constante reflexão da realidade na qual está inserido, considerados os aspectos sócio-econômico-político-cultural e a educação no Brasil, bem como os princípios emanados nosArts. 3º, 4º e 5º.

As inovações científico-tecnológicas serão privilegiadas de forma indissociável das questões humanas e sociais, sendo a Pesquisa fonte das reflexões que irão nortear as ações interventivas na educação para a construção democrática da sociedade. Para tal, nossos profissionais terão ainda aulas em laboratórios de informática visando o aprimoramento e a inserção no mercado de trabalho, bem como para a globalização de seus estudos, Pesquisa e Extensão atingindo assim com os resultados destes, a comunidade como um todo.

Perfil do Egresso

O Curso de Pedagogia tem por objetivo formar profissionais nas várias áreas da ação educativa, social, empresarial e educacional, munidos de reflexão crítica e de visão transformadora. Forma o educador-professor-gestor com capacidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência. O pedagogo pode atuar em escolas, empresas e outras organizações.

Regime de Dedicação

40 horas semanais

Matriz Curricular

1º Período
Disciplinas

Carga Horária

Comunicação e Expressão

80h

Filosofia da Educação

80h

História da Educação

80h

Prática de Ensino – Formação do Professor

80h

Projeto Integrador I

40h

Ludicidade

40h

Total   

400h

2º Período

Disciplinas

Carga Horária

Sociologia da Educação

80h

Educação e Meio Ambiente

40h

Metodologia Científica e Técnicas de Estudo

40h

Prática de Ensino – Contexto Escolar

40h

Projeto Integrador II

80h

Psicologia da Educação

80h

Projeto Político Pedagógico

40h

Total  

400h

3º Período

Disciplinas

Carga Horária

Avaliação e Desempenho Escolar

40h

Currículo e Programas

40h

Educação Brasileira: Organização e Funcionamento

80h

Valores Inclusivos

40h

Metodologia do Ensino da Alfabetização

80h

Educação e Saúde

40h

Metodologia do Ensino das Artes

80h

Total  

400h

4º Período

Disciplinas

Carga Horária

Fundamentos da Educação Infantil

80h

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

40h

Metodologia do Ensino de Ciências

80h

Metodologia do Ensino de Geografia

80h

Estágio Supervisionado – Educação Infantil

80h

Ética e Educação

40h

Total  

400h

5º Período

Disciplinas

Carga Horária

Projeto Integrador III

80h

Metodologia do Ensino de História

80h

Metodologia do Ensino da Educação Física

80h

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

80h

Estágio Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

80h

Total  

400h

6º Período

Disciplinas

Carga Horária

Metodologia do Ensino da Matemática

80h

Literatura Infantil

40h

Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos

40h

Educação Étnico-Racial

40h

Projeto Integrador IV

80h

Princípios da Educação a Distância e Tecnologia

40h

Estágio Supervisionado – Educação de Jovens e Adultos

80h

Total  

400h

7º Período

Disciplinas

Carga Horária

Estágio Supervisionado – Formação Docente

80h

Fundamentos das Disciplinas do Ensino Médio – Formação Docente

40h

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Projeto

80h

Educação em Direitos Humanos

40h

Tecnologia da Informação e Comunicação

40h

Educação e Trabalho

80h

Total  

400h

8º Período

Disciplinas

Carga Horária

Estágio Supervisionado – Gestão Escolar

80h

Fundamentos da Gestão Escolar

80h

Legislação Educacional

80h

Pedagogia na área não escolar

80h

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

80h

Total  

400h

 

 

Portarias

  • Portaria MEC nº1299 de 19/05/2005 –

Investimento

Curso  Mensalidade vigente a partir de 2018
 Pedagogia  R$ 700,85

Brinquedoteca

Laboratório do curso de Pedagogia criado para desenvolver as habilidades e competências dos alunos. É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico. É também um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira.

Regulamento da brinquedoteca

Quero mais informação sobre este curso

Colégio FAPI - Ensino Médio

Formação para a vida !

O Ensino Médio desenvolve nos adolescentes a capacidade de continuar aprendendo e, portanto, promovendo sua autonomia, permitindo-lhes condições para fazer suas opções com mais consciência e responsabilidade, escolhendo progredir seus estudos.