Atendimento  

  • 41 3667 6000 Seg. a Sex. das 16:00 às 21:00

Pedagogia

Sobre o curso

Cursos de Graduação

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia tem por objetivo formar profissionais nas várias áreas da ação educativa, social, empresarial, educacional, pesquisa, munidos de reflexão crítica e de visão transformadora. O curso forma o educador-professor-gestor-pesquisador com capacidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência.

Dessa forma o currículo do curso de Pedagogia possui conteúdos específicos voltados para os fundamentos e metodologias, para a formação na área de políticas públicas e legislação educacional, para a gestão da educação os seus fundamentos, para direitos humanos, para as diversidades étnico-raciais, gênero, sexual, religiosa, para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Além desses conteúdos importantes para a formação inicial do (a) professor (a), o Curso tem como princípio possibilitar que o (a) estudante faça a relação entre a teoria e a prática, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para que este (a) estudante possa atuar como docente.Por isso, os (as) estudantes deste curso realizarão estágio na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, na Formação Docente e na Gestão Escolar.Outro fator que propicia ao estudante de pedagogia a reflexão da prática à luz da teoria é a Prática como Componente Curricular, que terá carga horária de quatrocentas e oitenta horas, acrescidas nas disciplinas do curso, contribuindo para o processo formativo do (a) estudante. Na matriz curricular do Curso de Pedagogia também há a disciplina Projeto Integrador que contribui para que o (a) acadêmico (a) tenha uma visão crítica diante do contexto educacional contribuindo para que o mesmo (a) desenvolva a autonomia intelectual por meio da pesquisa científica.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso de Pedagogia da Faculdade de Pinhais – FAPI deverá ter a habilidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência, tendo o conhecimento de que a educação passa por muitas mudanças “que alteram significativamente o cotidiano da ação docente diante das novas exigências profissionais oriundas das políticas educacionais neoliberais, que ditam o novo perfil dos professores, adaptando-o às necessidades do mercado” (ENS;DONATO, 2011, p. 81).
Sendo assim, o curso de Pedagogia, propõe uma ação pedagógica voltada para a formação de um professor pesquisador, reflexivo diante de sua prática e que compreenda a importância da formação continuada a fim de subsidiar sua prática educativa, pois “os saberes precisam ser construídos e apreendidos nos espaço/tempo da formação inicial e serão implementados nos espaço/tempo do desenvolvimento profissional e ao longo da vida” (ENS;DONATO, 2011, p. 85).

Regime de Dedicação

40 horas semanais

Matriz Curricular

1º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Comunicação e Expressão I 80h
Filosofia da Educação I 80h
História da Educação II 80h
Prática de Ensino – Formação do Professor II 80h 24h
Projeto Integrador I III 40h 12h
Ludicidade II 40h 12h
Subtotal   400h 48h
TOTAL: 448 horas
 2º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Sociologia da Educação 80h
Educação e Meio Ambiente 40h 24h
Metodologia Científica e Técnicas de Estudo 40h
Prática de Ensino – Contexto Escolar 40h 24h
Projeto Integrador II III 80h 24h
Psicologia da Educação 80h
Valores Inclusivos 40h 12h
Subtotal   400h 84h
TOTAL: 484 horas
 3º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Avaliação e Desempenho Escolar 40h 12h
Currículo e Programas 40h
Educação Brasileira: Organização e Funcionamento 80h
Projeto Político Pedagógico 40h 12h
Metodologia do Ensino da Alfabetização 80h 12h
Educação e Saúde 40h
Metodologia do Ensino das Artes 80 h 12h
Subtotal 400h 48h
TOTAL: 448 horas
4º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Fundamentos da Educação Infantil 80h 12h
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40h 12h
Metodologia do Ensino de Ciências 80h 12h
Metodologia do Ensino de Geografia 80h 12h
Ética e Educação 40h
Estágio Supervisionado – Educação Infantil 100h
Subtotal      420h 48h
TOTAL: 448 horas
 5º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Projeto Integrador III III 80h 24h
Metodologia do Ensino de História 80h 12h
Metodologia do Ensino da Educação Física 80h 12h
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 80h 12h
Estágio Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 100h
Subtotal 420h 60h
TOTAL: 480 horas
 6º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Metodologia do Ensino da Matemática 80h 12h
Literatura Infantil 40h 12h
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 40h
Educação Étnico-Racial 40h
Projeto Integrador IV III 40h 24h
Princípios da Educação a Distância e Tecnologia 40h 24h
Estágio Supervisionado – Educação de Jovens e Adultos 100h
Subtotal 380h 72h
TOTAL: 452 horas
7º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Fundamento das Disciplinas do Ensino Médio – Formação Docente 40h
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Projeto 80h 24h
Educação em Direitos Humanos 40h
Tecnologia da Informação e Comunicação 40h 24h
Educação e Trabalho 40h
Dificuldades de Aprendizagem 40h 12h
Estágio Supervisionado – Formação Docente 100h
Subtotal 380h 60h
TOTAL: 440 horas
8º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Fundamentos da Gestão Escolar 80h
Legislação Educacional 80h
Pedagogia na área não escolar 40h 24h
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 80h 36h
Estágio Supervisionado – Gestão Escolar 80h
Subtotal 360h 60h
TOTAL: 420 horas

AF* – Atividades formativas

PCC* – Prática como Componente Curricular

 Conversão da Carga Horária do Curso de Pedagogia 

Trabalho acadêmico

HÁ 60 m

HÁ 50 m

Atividades formativas (Núcleos I, II e III)

2.233

2.680

Prática como componente curricular

400

480

Estágios

400

480

Atividades complementares

200

200

TOTAL

3.233

3.840

 

 

 

Portarias

  • Portaria MEC nº1299 de 19/05/2005 –

Investimento

Curso  Mensalidade vigente a partir de 2020
 Pedagogia – Noturno  R$ 816,00
 Pedagogia – Diurno  R$ 670,00

 

Brinquedoteca

Laboratório do curso de Pedagogia criado para desenvolver as habilidades e competências dos alunos. É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico. É também um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira.

Quero mais informação sobre este curso

Colégio FAPI - Ensino Médio

Formação para a vida !

O Ensino Médio desenvolve nos adolescentes a capacidade de continuar aprendendo e, portanto, promovendo sua autonomia, permitindo-lhes condições para fazer suas opções com mais consciência e responsabilidade, escolhendo progredir seus estudos.