Atendimento  

  • 41 3667 6000 Seg. a Sex. das 16:00 às 21:00

Pedagogia

Sobre o curso

Cursos de Graduação

Sobre o Curso

O Curso de Pedagogia da FAPI – Faculdade de Pinhais tem como principal objetivo formar o aluno para atuar como professor e/ou gestor na área educacional, capacitando-o para entender a realidade , criticá-la e transformá-la.

O Curso de Pedagogia da FAPI atende estudantes dos municípios de Pinhais, Piraquara, Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, entre outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Tais alunos são egressos dos colégios de Ensino Médio dos referidos Estados e Municípios, bem como professores e professoras que já atuam tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, além de profissionais de outras categorias que buscam no Ensino Superior a possibilidade tanto de promoção na carreira funcional, quanto a mudança de atividade profissional. Consta ainda desse grupo, empreendedores interessados na constituição de empresa própria na área educacional, principalmente no atendimento à educação infantil.

Com base na tradição de debates educacionais sobre a formação contínua e permanente do docente, bem como a luz das novas diretrizes para o curso de Pedagogia, exigências inerentes da relação entre educação e o mundo do trabalho, formatou-se uma proposta pedagógica que qualificasse as alunas e os alunos para um exercício profissional competente, ético e comprometido com as mudanças necessárias à melhoria da sociedade atual. A estruturação que passaremos a apresentar objetiva possibilitar-lhes o acesso ao saber científico histórico, social e coletivamente construído que lhes permita o exercício profissional com base nos princípios acima elencados. Da mesma forma, atende ao pressuposto no Art. 6º das novas diretrizes, sendo assim dividido:

Núcleo de estudos básicos – constituído pelo estudo dos fundamentos sociológicos, filosóficos, psicológicos, históricos, políticos e antropológicos da educação, assim como as questões relativas ao trabalho pedagógico e à gestão escolar, constituindo as disciplinas que tratam dos fundamentos e dos conhecimentos estruturais do curso. Compreende ainda o estudo das práticas didáticas, das teorias e metodologias educacionais, bem como dos processos inerentes à organização do trabalho pedagógico;

Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos – voltado aos estudos dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento dos processos educacionais e gestoriais, bem como à elaboração de material didático e propostas educacionais inovadoras. Núcleo de estudos integradores – que propiciará a vivência profissional por meio da realização de atividades relacionadas às práticas de estágio, bem como à iniciação científica, por meio da participação em cursos de extensão, seminários e congressos educacionais, além da participação em simpósios, oficinas e palestras educacionais. Concomitante à estruturação acima indicada, a partir das novas diretrizes, comporá também no rol das disciplinas elencadas na matriz curricular, aquelas que qualificaram os egressos para o exercício tanto em classes especiais, quanto nas de inclusão, bem como a atuação em projetos de inclusão principalmente dos portadores de necessidades especiais. O curso de Pedagogia terá por finalidade formar profissionais capacitados a atender um universo emergente, advindo dos anseios da sociedade contemporânea, quanto a aspectos inovadores que contribuam para uma visão clara e objetiva de um mundo em transformação. O curso terá como fio condutor a constante reflexão da realidade na qual está inserido, considerados os aspectos sócio-econômico-político-cultural e a educação no Brasil, bem como os princípios emanados nos Arts. 3º, 4º e 5º.

As inovações científico-tecnológicas serão privilegiadas de forma indissociável das questões humanas e sociais, sendo a Pesquisa fonte das reflexões que irão nortear as ações interventivas na educação para a construção democrática da sociedade. Para tal, nossos profissionais terão ainda aulas em laboratórios de informática visando o aprimoramento e a inserção no mercado de trabalho, bem como para a globalização de seus estudos, Pesquisa e Extensão atingindo assim com os resultados destes, a comunidade como um todo.

Perfil do Egresso

O Curso de Pedagogia tem por objetivo formar profissionais nas várias áreas da ação educativa, social, empresarial e educacional, munidos de reflexão crítica e de visão transformadora. Forma o educador-professor-gestor com capacidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência. O pedagogo pode atuar em escolas, empresas e outras organizações.

Regime de Dedicação

40 horas semanais

Matriz Curricular

1º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Comunicação e Expressão I 80h
Filosofia da Educação I 80h
História da Educação II 80h
Prática de Ensino – Formação do Professor II 80h 24h
Projeto Integrador I III 40h 12h
Ludicidade II 40h 12h
Subtotal   400h 48h
TOTAL: 448 horas
 2º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Sociologia da Educação 80h
Educação e Meio Ambiente 40h 24h
Metodologia Científica e Técnicas de Estudo 40h
Prática de Ensino – Contexto Escolar 40h 24h
Projeto Integrador II III 80h 24h
Psicologia da Educação 80h
Valores Inclusivos 40h 12h
Subtotal   400h 84h
TOTAL: 484 horas
 3º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Avaliação e Desempenho Escolar 40h 12h
Currículo e Programas 40h
Educação Brasileira: Organização e Funcionamento 80h
Projeto Político Pedagógico 40h 12h
Metodologia do Ensino da Alfabetização 80h 12h
Educação e Saúde 40h
Metodologia do Ensino das Artes 80 h 12h
Subtotal 400h 48h
TOTAL: 448 horas
4º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Fundamentos da Educação Infantil 40h 12h
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 40h
Metodologia do Ensino de Ciências 80h
Metodologia do Ensino de Geografia 40h 12h
Ética e Educação 80h 12h
Estágio Supervisionado – Educação Infantil 100h
Subtotal      420h 48h
TOTAL: 448 horas
 5º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Projeto Integrador III III 80h 24h
Metodologia do Ensino de História 80h 12h
Metodologia do Ensino da Educação Física 80h 12h
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 80h 12h
Estágio Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 100h
Subtotal 420h 60h
TOTAL: 480 horas
 6º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Metodologia do Ensino da Matemática 80h 12h
Literatura Infantil 40h 12h
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 40h
Educação Étnico-Racial 40h
Projeto Integrador IV III 40h 24h
Princípios da Educação a Distância e Tecnologia 40h 24h
Estágio Supervisionado – Educação de Jovens e Adultos 100h
Subtotal 380h 72h
TOTAL: 452 horas
7º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Fundamento das Disciplinas do Ensino Médio – Formação Docente 40h
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Projeto 80h 24h
Educação em Direitos Humanos 40h
Tecnologia da Informação e Comunicação 40h 24h
Educação e Trabalho 40h
Dificuldades de Aprendizagem 40h 12h
Estágio Supervisionado – Formação Docente 100h
Subtotal 380h 60h
TOTAL: 440 horas
8º PERÍODO
Disciplinas Núcleos AF* PCC**
Fundamentos da Gestão Escolar 80h
Legislação Educacional 80h
Pedagogia na área não escolar 40h 24h
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 80h 36h
Estágio Supervisionado – Gestão Escolar 80h
Subtotal 360h 60h
TOTAL: 420 horas

AF* – Atividades formativas

PCC* – Prática como Componente Curricular

 Conversão da Carga Horária do Curso de Pedagogia 

Trabalho acadêmico

HÁ 60 m

HÁ 50 m

Atividades formativas (Núcleos I, II e III)

2.233

2.680

Prática como componente curricular

400

480

Estágios

400

480

Atividades complementares

200

200

TOTAL

3.233

3.840

 

 

 

Portarias

  • Portaria MEC nº1299 de 19/05/2005 –

Investimento

Curso  Mensalidade vigente a partir de 2020
 Pedagogia – Noturno  R$ 816,00*
 Pedagogia – Diurno  R$ 670,00*

* Pagamentos antecipados efetuados até a data estabelecida terão desconto de 10% (dez por cento) sobre o valor, não cumulativo com outros descontos provenientes de convênios e programas ofertados pela FAPI.

**Os alunos das turmas diurnas matriculados no mínimo em 18 créditos, terção desconto de 12% (doze por centro) nas mensalidades

Brinquedoteca

Laboratório do curso de Pedagogia criado para desenvolver as habilidades e competências dos alunos. É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico. É também um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira.

Regulamento da brinquedoteca

Quero mais informação sobre este curso

Colégio FAPI - Ensino Médio

Formação para a vida !

O Ensino Médio desenvolve nos adolescentes a capacidade de continuar aprendendo e, portanto, promovendo sua autonomia, permitindo-lhes condições para fazer suas opções com mais consciência e responsabilidade, escolhendo progredir seus estudos.