Atendimento  

  • 41 3667 6000 Seg. a Sex. das 14:00 às 21:30

Notícias

Fique por dentro do que acontece na FAPI

1º Encontro “Comunicação em todos os sentidos”

setembro 26, 2017 8:03 pm

Inscrições: https://goo.gl/forms/CgKKOlGrmi2FD7JD3

Atualmente, as questões de acessibilidade e respeito às diferenças têm sido amplamente discutidas, sobretudo nos contextos educacional e acadêmico. Tais diferenças não dizem respeito somente ao fator biológico, mas aos fatores culturais, linguísticos e de identidade. Teoricamente Leis e decretos já foram sancionados, porém na prática algumas mudanças se fazem necessárias para que tal contexto seja efetivado.

Especificamente, no que se trata da inclusão dos sujeitos surdos, surdocego e com deficiência visual as dificuldades de acessibilidade ainda se mostram como um obstáculo, principalmente pela falta de acesso ao conhecimento em torno destas questões, já que vários entraves legais já foram superados.

Diante disso, estabelece-se a necessidade de acesso à comunidade em geral no que se trata de informação e conhecimento acerca da pessoa com deficiência sensorial, de modo que sejam oportunizadas ações que possam dar embasamento teórico e prático para a efetivação da inclusão em todos os segmentos. Da mesma forma, as discussões sobre acessibilidade e alteridade se fazem necessárias.

Inscrições: https://goo.gl/forms/CgKKOlGrmi2FD7JD3

Data: 29/09/2017
Horário: inicio as 19h
Local: Fapi – Faculdade de Pinhais (Av. Camilo Di Lellis, 1151 – Pinhais – PR)

Palestrantes:
ELIZANETE FÁVARO
– Professora Surda Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Pedagoga Universitária, Professora de Libras em Cursos de Graduação e Pós Graduação e em Cursos de Formação continuada. Militante da Comunidade Surda. Assessora da Associação de Surdos de Curitiba. Foi Coordenadora da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS. Foi Coordenadora da pastoral de Surdos de Curitib

CARLOS EDUARDO VILELA – Surdocego – Graduando em Letras/Libras na Universidade Federal do Paraná. Instrutor de Libras. Diretor da Associação dos Surdos de Curitiba (ASC). Atua na Coordenação Regional dos representantes da federação dos Surdoscegos da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos- FENEIS. Administrador de Secretaria no Colégio Estadual do Paraná

CLODOALDO VERÍSSIMO DE OLIVEIRA – Cego – Graduado em Letras/Português-Espanhol pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Professor na rede Municipal de Curitiba e em Cursos de Pós Graduação na Área de Educação Especial. É Professor de Informática no Centro de Informática Hermann Gorgen.

PROFESSORA SIMONE SCHEMBERG – (mediadora) Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Pr, Especialista em Educação Especial pela Uninter, Graduada em Letras/Inglês pela FAPI- Faculdades de Pinhais. Graduada em Pedagogia, pela Uninter. Atua como Professora no Ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua para Surdos, no Atendimento Educacional Especializado do Colégio Estadual Amyntas de Barros; Atua como Professora de Cursos de Graduação e Pós Graduação nas Áreas de Educação Especial e Linguística. Professora na Faculdades de Pinhais, nas disciplinas de Educação Inclusiva e Projeto Integrador.

Programação:

Abertura

Mesa Redonda:

  • Aspectos Legais, Históricos e Sociais na Surdez;
  • Surdocegueira;
  • Deficiência Visual e Acessibilidade da PcD no Mercado de Trabalho;

Apresentação de Teatro
– Grupo Helen Keller (alunos Surdos do C. E. Amyntas de Barros e Cads Helen Keller)

Inscrições: https://goo.gl/forms/CgKKOlGrmi2FD7JD3

Colégio FAPI - Ensino Médio

Formação para a vida !

O Ensino Médio desenvolve nos adolescentes a capacidade de continuar aprendendo e, portanto, promovendo sua autonomia, permitindo-lhes condições para fazer suas opções com mais consciência e responsabilidade, escolhendo progredir seus estudos.